SUPER AÇÃO

September 12, 2016

Essa palavra define muito bem o que são os atletas das Paralimpíadas, que começaram nesta semana aqui no Rio de Janeiro. 
Milhares de pessoas que assistem aos jogos, seja de suas casas ou das arenas esportivas, se emocionam perplexos com tanta garra e determinação desses 'super atletas'.


"É emocionante ver a superação dessas pessoas, que para mim, são, na verdade, super heróis", conta Rafael Souza, aluno de Jiu-jitsu da TNC.
E como o esporte é sinônimo de inclusão, na Team Nogueira Cachambi, esse exemplo é espelhado no aluno Ynglison David da Silva, de 34 anos. Ele, que pratica jiu-jitsu com o professor Isaac Donatilo, possui um déficit em sua visão. 

 

 


Para Isaac seu desempenho nos treinos melhorou muito: "Tecnicamente, ele evoluiu bastante. Inclusive, estamos nos organizando para que possa competir em breve", afirma.


Ynglison está na academia há sete meses, porém conhece a luta desde criança: "Eu tinha 12 anos quando comecei a treinar com um professor que dava aula perto da minha casa. Hoje, sou faixa azul", diz.


A luta é uma paixão em sua vida e afirma que se sente incluído no grupo e acolhido pela academia: "No jiu-jitsu eu não me sinto diferente, me sinto capaz como todos. Tenho algumas adaptações, mas nada de muita relevância. O acolhimento que recebi na TNC, desde as meninas da recepção, professores e companheiros de treino, fazem me sentir muito bem".


Contudo, sua luta mais difícil é fora dos tatames. O aluno enfrenta, no seu dia a dia, a doença da perda da visão que é degenerativa e sem cura. Carolina França, 30 anos, é esposa de Ynglison e também aluna da Team Nogueira Cachambi, conta como precisava ajudá-lo.


"Ele estava muito desmotivado, porque não podia mais fazer o que gostava, já que eu precisava estar junto. Então,  procurei vários lugares que pudesse conciliar o jiu-jitsu e uma atividade para mim. E foi o que encontramos na academia. Hoje, a auto estima do meu marido deu um 'up' e ele está muito mais feliz", completa.

Please reload

Posts Em Destaque

Eles cresceram aqui

1/9
Please reload

Posts Recentes

August 8, 2018

March 22, 2018