É desde pequeno que se aprende

December 6, 2016

 O judô é uma arte marcial bastante antiga e praticada em todo o mundo. Sua tradução literal significa "caminho suave", e é assim que as crianças da Team Nogueira Cachambi aprendem e praticam a luta.


Na academia, a idade mínima para iniciar no judo é de quatro anos, mas isso varia para cada lugar. Para o professor Jorge Luiz Alves, 29 anos, nessa idade os alunos já apresentam uma certa autonomia no aprendizado.


"Só dou aulas de judo para crianças e para mim é algo sensacional. Poder associar a experiência que tive como atleta e a formação em educação física, aplicando todos esses conceitos dentro das aulas é simplesmente magnifico. Porque sei que estou contribuindo para o desenvolvimento e formação daquelas crianças", comenta.
 

As principais características desenvolvidas pelo judo nas crianças é a disciplina, concentração e é claro, o aspecto físico. Porém,  o professor Jorge ressalta, que como são muito novos, as características  variam entre os alunos.


"É preciso respeitar a individualidade biológica e o tempo de desenvolvimento e maturação na atividade de cada um. Nesse primeiro contato, viso ensinar as valências e os princípios do judo", explica.


Cintia Coelho e Priscila Oliveira são mães de dois meninos, Cauã e Pedro, respectivamente, que praticam a luta na TNC. Para as duas, a importância de se praticar mais um esporte é fundamental. Priscila explica que o filho Pedro foi quem pediu para lutar Judô. E o Cauã,  filho de Cintia, ainda está se adaptando, pois tem quatro meses na academia.


No ultimo sabado (03), aconteceu a graduação de judo de todos os alunos da Team Nogueira. Adultos e crianças dividiram o tatame para receber o reconhecimento dos professores Jorge Luiz Alves, Roberto Vicente e Cris Barbosa.